quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AMILOIDOSE RENAL

A característica desta doença é a deposição extracelular de proteina, localizada ou sistemática. São originadas de alterações no metabolismo de proteinas séricas. Elas podem ser: primária, hereditária, doenças inflamatórias, neoplasias, envelhecimento e por hemodiálise.
Várias formas de amiolidose leva a insuficiência renal.
A amiloidose primária não esta associada a qualquer outra enfermidade e nem a fatores como hemodiálise e o envelhecimento; ela é mais frequente em homens que em mulheres. O diagnóstico deve ser considerado em pacientes com sindrome nefrótica, com proteina monoclonal no soro ou urina, deve-se fazer os exames de eletroforese e imunoeletroforese.O envolvimento renal e frequente e responsável pela sua apresentação clinica. Além do rim a forma primária afeta o coração, figado, língua, nervos, vasos sanguineos e trato digestório.
A amiloidose é secundária quando esta associada a neoplasia, doenças inflamatórias, infecciosas crônicas, ou a doenças hereditárias como por exemplo a Sindrome MUCKLE-WELLS, que se caracteriza por surdez, febre, uticária e sindrome nefrotica.

PINTO A. R. M. AMILOIDOSE RENAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário