sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PNEUMOCONIOSES

As Pneucomioses são doenças causadas por inalação de poeira, substância que o organismo pouco consegue combater com seus mecanismos de defesa imunológica ou leucocitária.. As ocupações que expõem trabalhadores a risco de inalação de poeira que causam Pneumoconiose são as atividades, como mineração, metalurgica, cerâmica, construção civil, vidros,, industria de madeiras e várias outras.
Existem vários tipos de Pneumoconiose, as mais frequantes são:
Silicose - Acúmulo de partículas de sílica nos pulmões desencadeia uma reação inflamatória que origina o desenvolvimento de lesões específicas, os nódulos silicóticos, que progressivamente se tornam maiores e mais númerosos. À medida que a doença avança, desenvolve-se uma fibrose pulmonar, ou seja, uma dilatação e endurecimento do tecido pulmonar, que perde a elasticidade que o caracteriza, provocando alterações na troca de gases entre o ar dos alvéolos e o sangue que circula pelos capilares pulmonares.
Asbestoses - Provocada pela inalação de partículas de asbesto ou amianto.Como as fibras de amianto são suficientemente pequenas para penetrarem, após serem inaladas, nos alvéolos, mas demasiado volumosas para serem absorvidas pelos macrófagos alveolares, vão se acumulando progressivamente no tecido pulmonar, dando origem a uma reação inflamatória que, por sua vez, conduz a uma fibrose pulmonar.

HERMANO ALBUQUERQUE DE CASTRO, GENÉSIO VICENTIN, KELLEN CRISTINA XAVIER PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário