sábado, 16 de outubro de 2010

NECROSE E APOPTOSE - DIFERENÇA ENTRE OS FATORES CAUSAIS

Apoptose-é a morte celular desencadeada por vários tipos de mecanismos visando eliminar células desnecessárias, excessivas, ou não desejáveis pelo organismo.
Necrose-é a morte celular que ocorre após lesão tissular extensa, devido a agentes químicos e físicos, que promove rápido colapso da homeostase interna. É acompanhada de lise da membrana celular e das endomembranas com liberação de restos da célula para a MEC .Isto promove inflamação.
As alterações que antecedem à necrose são: edema celular com e vacuolização de certos sítios como o retículo endoplasmático granular (REG) e liso (REL); edema da zona apical da célula que eventualmente resultará em “blebs” superficiais; aumento da densidade eletrônica da matriz mitocondrial. Estas alterações correspondem à fase reversível de uma lesão devida, p. ex., à isquemia. Segue-se inchação acentuada das mitocôndrias, aparecimento de densidades amorfas (ou floculentas) nas mitocôndrias, ruptura das membranas e dissolução da estrutura organizada. Isso resulta na perda da regulação osmótica com colapso da homeostasia celular levando à morte celular dentro de um processo que hoje é denominado de necrose. A digestão do DNA, e também do RNA, é tardia, por ação de enzimas lisossômicas . Esta ação degrada até a lise avançada, além do núcleo, também os elementos do citoplasma

DE0PARTAMENTO DE PATOLOGIA DA FMUSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário